iTalc - Abrindo programas via rede


Abrindo programas em vários computadores ao mesmo tempo no iTalc.

Apesar de ter somente um exemplo, vou postar para que os colegas compartilhem outros exemplos de comandos.

No iTalc é possível executar um comando em vários computadores ao mesmo tempo. Isso é muito útil quando temos que abrir um programa ou jogo para os alunos em todos os computadores e não queremos ter o trabalho de ir em cada pc. Se você já usa o iTalc, isso é muito simples. Se ainda não usa, é só buscar a informação de como instalar, já postada, aqui no grupo.

1 - Ligue os computadores e abra o iTalc.
2 - Clique com o botão direito em cima do grupo de computadores do iTalc e escolha o primeiro menu (Actions for Escola).
3 - Abra a opção Administration e clique em Execute commands.
4 - Digite o comando desejado. Usei o comando tuxmath e abriu imediatamente em todos os computadores. Se deseja abrir algum site, é só executar o comando http://www.uol.com.br/
Abrindo as propriedades de algum programa (clicando com o botão direito do mouse) dá pra ver qual é o comando que abre aquele programa, então, basta usá-lo para executar via iTalc.

5 - Para finalizar determinado programa em todos os computadores via iTalc, é só executar o comando killall nomeprograma. Ex.: killall tuxmath (Dica do Nilmar Sá)


4 comentários :

  1. Boa noite, gostaria de saber como executar comandos windows no italc, tipo abrir o word, firefox, internet explorer e outros.

    att Marcos

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas não usamos Windows nos laboratórios, apenas Linux, mas acredito que seja da mesma forma que o Linux, mudando apenas o nome do programa, por exemplo para abrir o Windows Explorer, basta enviar o comando explorer.

    ResponderExcluir
  3. No Linux Educacional 3.0, tenho alguns computadores com o firefox 17 instalado. Pelo italc, os computadores com o firefox 3, o padrão do Linux, eu consigo abrir pelo comando através do italc, mas os computadores com o italc 17 ele não abre. Tem ideia do que seja?

    ResponderExcluir
  4. Reformulando minha pergunta, pois acho que não ficou claro. Através do italc então, eu posso abrir o firefox e algum site pelo comando firefox www.google.com por exemplo. Nos PCs que tem o Firefox 3, ele abre, e nos PCs que estão atualizados os firefox pra versão 17, o comando firefox não abre o mesmo nos PCs.

    ResponderExcluir