Ubuntu 13.10

Site ubuntu-br - www.ubuntu-br.org

Juazeiro - BA

Site da PMJ - www.juazeiro.ba.gov.br

Resolução Projetor Diebold

 

Ao ligar o projetor multimídia Diebold, sempre recebia uma mensagem de qual seria a resolução adequada (800x600) e sempre configurava, mas como este projetor funciona como live cd, nenhuma alteração pode ser salva, então ao reiniciar volta a resolução anterior.
Então para diminuir o trabalho de reconfiguração da resolução ideal, criei um script, então basta dar dois cliques nele e o ajuste de resolução será efetuado.
Você deve baixar e salvar o script na pasta /mnt/conf onde ele não será perdido mesmo depois de reiniciar.
Claro que você vai ter que usá-lo a cada inicio do sistema, para isto basta dar dois cliques nele, mas levando em consideração que você NÂO terá que abrir um terminal e digitar o comando xrandr -s 1, acredito que seja válido.

ATENÇÂO: Verifique se o script está como executável clicando com botão direito do mouse sobre o script, em propriedades, na aba permissões, marque a opção "é executável" para que possa funcionar.

Curso Oficinas de Informática Básica em Linux Educacional

 
O Articulador de Educação Tecnológica em parceria com a direção e coordenação da Escola Dr. José de Araújo, informa que estão abertas as inscrições para o Curso Oficinas de Informática Básica em Linux Educacional 4.0. O Curso destina-se apenas a funcionários da Escola Dr. José de Araújo. As mesmas serão realizadas no laboratório de informática da escola, Curso e certificação gratuitos, com início previsto para dia 14/08/2012. Horário 17:00 às 19:00
Para inscrever-se basta dirigir-se ao laboratório de informática e imprimir sua inscrição.
ou acesse o formulaŕio de inscrição e na página que se abre insira a senha concedida pela escola, clique em enviar, clique em Inscrição Oficinas de Informática, preencha o formulário, imprima caso queira e clique no botão enviar.

O período de inscrição é de 06 (seg) a 10 (sex) de agosto de 2012.

Para acessar o projeto na integra click aqui

Tecnologia na Educação - ensinando e aprendendo com as TICs

 


A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, o desenvolvimento de diferentes modos de buscar informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!

Comandos essenciais para Linux


Abaixo estão alguns dos comandos essenciais para linux.

cat - Mostra o conteúdo de um arquivo binário ou texto.
mkdir - Cria um diretório vazio.
cd - Entra num diretório.
ls - Lista o conteúdo do diretório.
mv - Move ou renomeia arquivos e diretórios.
touch - Cria um arquivo vazio, também altera data e hora de modificação para agora.
rm - Remoção de arquivos e pastas.
cp - Copia arquivos e diretórios.
df -lh - exibi informações do sistema de arquivos
Obs: Para cópia, remoção, ou mover um diretório ou pasta use o -r (recursivo).
EX: cp -r /origem_diretório /destino_diretório

Para saber mais de cada comando, como usar, sua sintaxe, e combinações, basta abrir um terminal e digitar "man comando_desejado". Por exemplo, se eu quero saber mais sobre o comando mkdir, então, eu digito man mkdir.

Recuperar senha de root

Dica para caso esqueça a senha de root.

Na inicialização do sistema, na primeira tela aperte "e", escolha a segunda linha, aperte "e" novamente, acrescente "rw init=/bin/bash" sem aspas no final da linha, enter, aperte "b" ou "F10" para iniciar, aguarde que abrirá um terminal como root, digite "passwd", sem aspas, digite a nova senha, confirme digitando-a novamente, tecle ctrl+alt+delete para reinicar a máquina. você já estará com a nova senha que vc escolheu.
Com a senha de root em mãos você pode fazer quaisquer alterações. 

Criando formulários online

O formulário pode ser de muita utilidade para, por exemplo, fazermos pesquisas públicas ou privadas, via internet, seja por e-mail, ou via blog.
O google Docs disponibiliza uma ferramenta para criarmos nosso próprio formulário e para termos acesso a ela basta ter ou criar uma conta no gmail.
Se você já possui uma conta no gmail, basta entrar na sua conta de e-mail e na parte superior clicar na opção Docs, então clicar em Criar>formulário, você já poderá criar suas perguntas, escrevendo-as no campo título da pergunta. No campo tipo de pergunta você pode escolher qual a opção de resposta, se a pergunta será de múltipla escolha, resposta em modo texto, escolha de uma lista, caixas de seleção, entre outras.
Para adicionar mais perguntas clique na opção adicionar itens, localizado na parte superior,
São muitas as possibilidades de uso destes formulários. aproveitem.

Dividir/Unir arquivos em partes no Linux

DIVIDINDO
Vamos imaginar que o arquivo esteja na pasta /home, mas poderia estar em qualquer pasta.
Vamos supor que o nome do arquivo seja dicas.iso de 3GB, e queremos dividir em partes de 300 MB, então abrimos o terminal e digitamos:

split --bytes=300M /home/dicas.iso /home/dicas

O comando acima irá criar vários arquivos, ex: dicasaa, dicasab, dicasac
perceba os sufixos aa, ab e ac adicionados pelo comando split

UNINDO
então para juntar tudo novamente digite:

cat /home/dicasa* > /home/dicas.iso

Pronto.

Para entender melhor a sintaxe:
split --bytes=XM /caminho_do_arquivo_a_dividir/arquivo /caminho_onde _arquivo_será_salvo/nome
o parâmetro X é o valor das partes em mega que você deseja

cat nome_primero_arquivo* > nome_do_arquivo (com a extensão de origem do arquivo, neste exemplo foi um arquivo iso)
O parâmetro "*" indica que se juntará todos os arquivos de mesmo nome.

Freeze com Painel de Controle

O Linux Educacional 4, tem um aplicativo muito interessante para restauração de configurações dos alunos, para caso seja removido a barra de tarefas, edubar, papel de parede, entre outras coisas, o freeze. O problema é que se ele estiver ativado, sempre retorna a um ponto padrão impossibilitando a configuração dos usuários inclusos nele, ou seja, você não pode sequer escolher o navegador de sua preferência. Então pensando em facilitar a vida dos usuário do LE 4.0 o Sérgio Graças do NTE de Volta Redonda disponibilizou um software tipo freeze que lhe permite criar seu próprio ponto de restauração. desta forma você pode configurar os usuários alunos a seu modo e ainda contar com congelamento destas configurações.


Como usar esta ferramenta:
Logado como professor, Antes de instalar você deve desabilitar o freeze dos usuários, para isto abra um terminal e digite ou cole este comando: sudo gpasswd -d aluno1 freeze && sudo gpasswd -d aluno2 freeze && sudo gpasswd -d aluno3 freeze && sudo gpasswd -d aluno4 freeze && sudo gpasswd -d aluno5 freeze

Para baixar o instalador clique aqui
 
Depois de baixar basta dar dois cliques no arquivo baixado  e confirmar a instalação,
então vá no menu LE>extras>proteger sistema freeze

Provavelmente pedirá sua senha de root, então abrirá uma janela com 3 funções ou passos
Passo 1 - Usado para gerar um ponto de restauração, depois de você ter feito todas as configurações que achar conveniente nos usuários alunos ou mesmo professor, basta cliclar neste botão para gerar um ponto com as mudanças que você efetuou.
Passo 2 - Serve para ativar a função de congelar as configurações efetuadas, ou seja, com ele ativado, mesmo que os alunos façam mudanças nas configurações, estas serão retomadas ao ponto que você criou no passo 1.
Passo 3 - Serve para desativar a proteção do sistema, para, caso você queira fazer alguma modificação nas configurações dos usuário. Atenção, caso use esta opção não se esqueça de realizar novamente o passo 1 e 2.

Bom, caso não tenha sido claro o bastante neste post, rsrs,  você pode ainda assistir ao vídeo do Sergio Graças clicando aqui.

Hot potatoes

Aplicativo de autoria, onde você pode criar atividades que podem ser executados por meio de um navegador.

hbs_logo.png

O hot potatoes inclui seis aplicativos, permitindo você criar atividades interativas de múltipla escolha, respostas curtas, sentenças misturadas, cruzadinha, associação, completar frases, textos etc, que podem ser disponibilizados também na internet.

Para instalar o hot potatoes no linux baixe o arquivo, descompacte-o de preferência na pasta professor e crie um link no menu iniciar. ou dois cliques no arquivo hotpot.exe abrirá o aplicativo.
Para Windows basta baixar o executável, dar dois cliques, seguir as orientações da tela.

Para linux clique aqui
Para Windows Clique aqui

Acesso a um tutorial de como usar o Hot Potatoes aqui.
Acesso a exemplos de atividades realizadas com Hot Potatoes aqui.
Acesso a outros manuais aqui, e aqui.

Configurar mouse para canhotos

Abrir o terminal e digitar:
xmodmap -e "pointer = 3 2 1"

Onde o 3 2 1 é a ordem do mouse, para destro basta colocar 1 2 3

Dica do Articulador Jonas Martins